Sobre a revista

Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande.

ISSN: 0102-552X. e-ISSN: 2358-8705

 

Foco, escopo e público

Raízes é uma revista que se dedica aos estudos sobre o mundo rural e a questão ambiental, com enfoque interdisciplinar, tem como missão publicar artigos e resenhas em português, espanhol e inglês associados aos seguintes temas : ecologia política, políticas públicas e desenvolvimento rural, ruralidades contemporâneas, desenvolvimento territorial, questões agrária e fundiária, movimentos sociais e ambientais.

 

História da revista

Raízes é uma revista publicada ininterruptamente desde 1982, que surgiu como uma publicação conjunta dos Mestrados em Economia Rural e em Sociologia Rural, ambos pertencentes ao Campus II da Universidade Federal da Paraíba, hoje Universidade Federal de Campina Grande. Naquela época, o periódico refletia, de um lado, o dinamismo dos estudos rurais no Brasil e na América Latina. Entre esses temas destacam-se: agroindústria, cooperativas e grande produção; diferenciação da pequena produção na agricultura; estado e agricultura; movimentos sociais no campo, com ênfase para o sindicalismo rural e a luta pela terra. Mais tarde, já na década de 1990, a revista passa a incorporar outras temáticas: Agricultura de subsistência ou agricultura de baixa renda; Estado e agricultura, com ênfase em políticas agrícolas; campesinato e mão-de-obra familiar; trabalho e trabalhadores rurais; estrutura agrária e reforma agrária, migrações e colonização rural; cooperativismo rural; assistência técnica, inovação e transferência de tecnologias; questões ambientais e políticas públicas para o semiárido. Chega-se aos anos 2000, período de intensas mudanças na cena social, política e econômica do Brasil, e em decorrência delas constata-se uma maior produção em torno de processos e dinâmicas que aproximam cada vez mais o campo e a cidade, as interfaces e os trânsitos econômicos, culturais na perspectiva de uma sociedade globalizada, assim como a pauta dos direitos sociais e do reconhecimento de diferentes grupos sociais como cidadãos.

 

Periodicidade

A revista Raízes é publicada semestralmente.

 

Propriedade intelecutal

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.

A revista on-line tem acesso aberto e gratuito.