Associativismo em rede e desenvolvimento local: o programa um milha?o de cisternas no munici?pio Alagoano de Olho D’A?gua do Casado

Conteúdo do artigo principal

João Batista Barros de Amorim
Maria Luiza Lins e Silva Pires

Resumo





Este trabalho analisa a relac?a?o existente entre extensa?o rural e associativismo em rede e seus impactos sobre o desenvolvimento local, no a?mbito do Programa Um Milha?o de Cisternas (P1MC). Quais as pra?ticas que caracterizam o associativismo em rede no a?mbito do Programa Um Milha?o de Cisternas (P1MC) e quais os seus impactos no munici?pio de Olho D’A?gua do Casado? Essas questo?es foram analisadas tendo como refere?ncia empi?rica a experie?ncia vivenciada no munici?pio alagoano de Olho D’A?gua do Casado. Os resultados indicaram que o P1MC vem se consolidando com a renovac?a?o das pra?ticas de extensa?o rural, calcadas na participac?a?o e no fortalecimento do associativismo em rede, com implicac?o?es sobre o desenvolvimento local no munici?pio estudado.





Detalhes do artigo

Como Citar
Amorim, J. B. B. de ., & Pires, M. L. L. e S. . (2010). Associativismo em rede e desenvolvimento local:: o programa um milha?o de cisternas no munici?pio Alagoano de Olho D’A?gua do Casado. Raízes: Revista De Ciências Sociais E Econômicas, 30(2), 100–110. https://doi.org/10.37370/raizes.2010.v30.101
Seção
Artigos

Referências

BROSE, Ma. (Org.). Participação na extensão rural: experiências inovadoras de desenvolvimento local. Porto Alegre: Tomo, 2004. 273p.
CALLOU, A. B. F.. Extensão rural: Polissemia e Memória. Recife: Bagaço, 2006.
DUQUE. G. A Articulação do Semi-Árido no Nor- deste. Campina Grande - PB, 2007. (mimeo).
FIGUEIREDO, R. P. de. Extensão rural no Brasil. Santa Maria, RS, 1981. Palestra proferida no I Simpósio Brasileiro de Extensão Rural. (mimeo.).
FISCHER, R. M. Novos arranjos para a sustentabilidade. In. CABRAL. Antônio e COELHO, Leon- ardo. (Org.) Mundo em Transformação: caminhos para o desenvolvimento sustentável. Belo Horizon- te: Autêntica, 2006.
JARA, C. J. As dimensões intangíveis do desenvolvimento sustentável. Brasília: IICA, 2001.
MARTINHO, C. Algumas palavras sobre rede. Desenvolvimento local. Dinâmicas e estratégias. Brasília: REDE DLIS, 2002.
NETO, G. I. Assentamentos rurais e desenvolvimento: em busca de sentido – O Projeto Lumiar na Paraíba. João Pessoa: 386 p.: il.- UFPB/CCHLA/ PPGS, 2005.
PIRES, M. L. L. S. A (re)significação da extensão rural. O cooperativismo em debate. In: LIMA, J. R. T. (Org.). Extensão rural e desenvolvimento sustentável. Recife: Bagaço, 2003, 45-70.
PIRES, M. L. L. S. O cooperativismo para além do mercado e do estado: a solidariedade em debate. In: TAUK SANTOS, M. S.; CALLOU, A. B. F. (Org.). Associativismo e desenvolvimento local. Recife: Bagaço, 2006. 254 p.
PUTNAM, R. D. Comunidade e democracia: a experiência da Itália Moderna. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2002.
SANTOS, M. S. T. Estratégias de comunicação para o desenvolvimento local e os desafios da sustentabilidade. In: LIMA, J. R. T. de (Org.). Extensão rural e desenvolvimento sustentável. Recife: Bagaço, 2003.
__________; CALLOU, A. B. F. Desafios da comunicação em tempo de desenvolvimento local. Re- vista Signo: ano 2, n. 3, set., 1995.
SEBRAE. Unidade de Desenvolvimento Local. Relatório do Projeto Sebrae-Xingó. Maceió, AL. 2002.
SILVEIRA, C. Miradas, métodos, redes: o desenvolvimento local em curso. Desenvolvimento local – Dinâmicas e Estratégias. REDE DLIS. Brasília - DF. 2002.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)