A diferenciac?a?o camponesa em projetos de assentamento no estado do Ceara?: continuidades e rupturas

Conteúdo do artigo principal

Francisco Gomes de Andrade
João Bosco Cavalcanti Araújo
Francisco de Assis Marinho
Arthur Cláudio Rodrigues de Souza

Resumo





Este trabalho analisa a diferenciac?a?o econo?mica, poli?tica e social entre fami?lias agricultoras dos projetos de assenta- mento da reforma agra?ria. O estudo envolveu assentados dos projetos Sa?o Jose? II e Aroeira. Os dois, sob a coordenac?a?o do INCRA, esta?o localizados no Munici?pio de Ocara, na microrregia?o de Chorozinho no Estado do Ceara?. Foi, enta?o, realizada com os assentados uma pesquisa de campo, mediante entrevista, aplicac?a?o de questiona?rios, realizac?a?o de oficinas e observac?o?es de suas pra?ticas. Para dar conta dessas ana?lises, recorre-se a? noc?a?o de habitus (disposic?o?es) formulada por Pierre Bourdieu. A partir desse conceito, e? entendido que as disposic?o?es assimiladas pelos agentes, em suas lutas e trajeto?rias, te?m implicac?o?es em graus variados no comportamento dos indivi?duos. Assim, podemos pensar o objeto desse estudo, a diferenciac?a?o, como feno?meno construi?do socialmente.





Detalhes do artigo

Como Citar
Andrade, F. G. de ., Araújo, J. B. C. ., Marinho, F. de A. ., & Souza, A. C. R. de . (2010). A diferenciac?a?o camponesa em projetos de assentamento no estado do Ceara?:: continuidades e rupturas. Raízes: Revista De Ciências Sociais E Econômicas, 30(2), 127–139. https://doi.org/10.37370/raizes.2010.v30.103
Seção
Artigos

Referências

BARREIRA, C. ; ALENCAR, F. A. G. de. Assenta- mentos rurais: o sonho da terra conquistada. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará. Revista de Ciências Sociais, no 1, v. 38, 2007. p 128 – 142.
BOURDIEU, P. O desencanto do mundo: estruturas econômicas e estruturas temporais. São Paulo: Perspectiva, 1979.
___________, P. Esboço de uma teoria da prática. IN: ORTIZ, R. (org.). A sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho d’Água, 2003.
___________. Meditações pascalianas. Rio de Janeiro:Bertrand, 2001.
CHAYANOV, A. V. Sobre a teoria dos sistemas econômicos não capitalistas. In: GRAZIANO DA SILVA, J.; VERENA, S. (orgs). A questão agrária.
São Paulo: Brasiliense, 1981. p. 133 – 163.
COPASAT. Plano de desenvolvimento sustentável do projeto de assentamento Aroeira. Fortaleza, 2001.
FORMAN, S. Camponeses: sua participação no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
MARTINS, J. de Souza. Reforma agrária: o impossível diálogo. São Paulo: Edusp, 2000.
SENNETT, R. A corrosão do caráter: conseqüências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2007.