“Seguimos todos no barquinho”: relac?o?es comunita?rias e habitus religioso

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Eloi dos Santos Magalhães

Resumo





O objetivo deste artigo e? analisar a expressa?o de um tipo de comunalizac?a?o religiosa aliada a? compreensa?o do “habitus religioso” (Bourdieu, 2007) gerado segundo as injunc?o?es das relac?o?es associativas e das pra?ticas devocionais realizadas no “Centro Espi?rita e Culto de Orac?a?o Casa de Jesus – Fonte de Luz”. O respectivo culto foi fundado, no ano de 1945, em Rio Branco (capital do Acre), por Daniel Pereira de Mattos, proveniente do estado do Maranha?o. A pesquisa que fundamenta o presente estudo resulta de material de campo, notadamente a? luz das considerac?o?es de Berreman (1975) e Clifford (1999), ale?m das perspectivas de pesquisa histo?rica sugeridas por Burke (2004) e Ginzburg (2006). Considera-se, enta?o, que o vi?nculo duradouro ao culto incrementa um habitus religioso particular a partir da regularidade das pra?ticas devocionais pro?prias com o uso ritual da ayahuasca, assumidas, enta?o, como compromissos canalizadores de um preparo especi?fico.





Detalhes do artigo

Como Citar
Magalhães, E. dos S. . (2014). “Seguimos todos no barquinho”: : relac?o?es comunita?rias e habitus religioso. Raízes: Revista De Ciências Sociais E Econômicas, 34(2), 109–130. https://doi.org/10.37370/raizes.2014.v34.418
Seção
Dossiê: Lições da Tradição. Território, Cultura e Identidade

Referências

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