O Trabalho reestruturado em uma usina de açúcar remuneração flexível, envolvimento e precarização

Conteúdo do artigo principal

Marcos Lázaro Prado
https://orcid.org/0000-0001-6042-986X
Jacob Carlos Lima
https://orcid.org/0000-0001-6475-9575

Resumo




A redução de postos de trabalho, inserção de novas tecnologias e novas estratégias de gestão do trabalho e dos trabalhadores têm sido temáticas constantes quando tratamos da reestruturação produtiva vivenciada no Brasil nas últimas décadas. Implantados inicialmente em contextos industriais específicos, como no setor automobilístico, por exemplo, tais procedimentos vêm se disseminando de formas distintas a outros setores produtivos, dentre os quais o canavieiro paulista. O presente artigo propõe-se a analisar as transformações recentes vivenciadas por uma tradicional usina do setor sediada na região de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo. Na pesquisa de campo foram observados procedimentos nas áreas agrícola, industrial e administrativa além de realizadas vinte entrevistas com trabalhadores e gestores dessas diferentes áreas, o que permitiu avaliar e discutir tais transformações em seus momentos iniciais de implantação, caracterizadas pela Diminuição massiva dos contingentes de trabalhadores, pela profissionalização da administração e, principalmente, pela introdução de novos mecanismos de gestão, baseados no envolvimento dos trabalhadores, no estabelecimento de metas produtivas, na formação de equipes de trabalho e na flexibilização da relação salarial. Observou-se, portanto, a criação de um modelo articulado e específico de gestão que busca engajar os trabalhadores a partir de mudanças em sua subjetividade com a interiorização do discurso empresarial.




Detalhes do artigo

Como Citar
Prado, M. L. ., & Lima, J. C. . (2017). O Trabalho reestruturado em uma usina de açúcar: remuneração flexível, envolvimento e precarização. Raízes: Revista De Ciências Sociais E Econômicas, 37(1), 21–38. https://doi.org/10.37370/raizes.2017.v37.48
Seção
Artigos

Referências

ALVES, G. Trabalho, subjetividade e capitalismo manipulatório – o novo metabolismo social do trabalho e a precarização do homem que trabalha. Estudos do Trabalho, Ano V, Número 8, Marília, UNESP, 2011. Disponível em: Acesso em 15 out. 2015.
ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. Campinas: Cortez, 2003.
__________. Para onde vai o mundo do trabalho? In: ARAÚJO, A.M.C. (Org.). Trabalho, Cultura e Cidadania: Um balanço da História Social Brasileira. São Paulo: Scritta, 1997.
BOURDIEU, P. A precariedade está em toda a parte. In BOURDIEU, P. Contrafogos: táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.
BURAWOY, M. Manufacturing Consent. Changes in the Labor Process under Monopoly Capitalism. Chicago: The University of Chicago Press, 1982.
CORIAT, B. Ohno e a escola japonesa de gestão da produção. In HIRATA, H., Sobre o “modelo” japonês. Automatização, novas formas de organização e de relações de trabalho. São Paulo: EDUSP, 1993.
DRUCK, Graça; FRANCO, Tânia. Trabalho e precarização social. Cadernos CRH, Salvador, v. 24, n. spe1, p. 09-13, 2011. Disponível em . Acesso em 19 set. 2017.
GORZ, A. Metamorfoses do trabalho: crítica da razão econômica. São Paulo: Annablume, 2003. KREIN, J. D. Reforma do sistema de relações de trabalho no Brasil. In Emprego e desenvolvimento tecnológico. São Paulo: DIEESE; Campinas: CESIT, 1999.
RAMALHO, José Ricardo. Trabalho e sindicato: posições em debate na sociologia hoje. Dados, Rio de Janeiro , v. 43, n. 4, 2000. Disponível em: . Acesso em: 13 set. 2016.
SANTANA, M. A. O Sindicalismo Brasileiro nos anos 1980/2000: do Ressurgimento à Reorientação. In: Sindicalismo e relações trabalhistas. Rio de Janeiro: Cadernos Adenauer III, 2002.
WOOD, Stephen. O modelo japonês em debate: pós-fordismo ou japonização do fordismo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 17 (6), out., 1991. Disponível em: Acesso em: 2 set. 2016.
ZARIFIAN, P. Engajamento subjetivo, disciplina e controle. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n. 64, p.23-31, nov. 2002.