As incompreenso?es de um novo sentido da terra: bases de um tratado de sociologia rural segundo Henri Lefebvre

Conteúdo do artigo principal

Glauber Lopes Xavier

Resumo





Com o objetivo de apresentar as bases de um tratado de sociologia rural segundo o pensamento de Henri Lefebvre, este artigo considera as experie?ncias empi?ricas e teo?ricas do socio?logo e filo?sofo marxista france?s, privilegiando o peri?odo 1948-1958. Ademais, apresenta argumentos que apontam a importa?ncia de uma sociologia rural e o modo como ela permite a compreensa?o do novo sentido da terra. Primeiramente, sa?o expostas as principais cri?ticas de Lefebvre a? sociologia rural empiricista e aplicada. Em seguida, sa?o apontadas as premissas do me?todo regressivo-progressivo, base metodolo?gica do tratado lefebvriano. Somado a isso, ha? o registro de breves notas sobre a sociologia rural de Jose? de Souza Martins, socio?logo brasileiro que se apoiou em conceitos e categorias de Henri Lefebvre em seus estudos sobre a questa?o agra?ria no Brasil. Por fim, e? dada e?nfase ao pensamento de Henri Lefebvre e as bases de seu tratado que evoca por uma sociologia rural junto a algumas reflexo?es sobre o novo sentido da terra.





Detalhes do artigo

Como Citar
Xavier, G. L. . (2010). As incompreenso?es de um novo sentido da terra:: bases de um tratado de sociologia rural segundo Henri Lefebvre. Raízes: Revista De Ciências Sociais E Econômicas, 30(2), 10–20. https://doi.org/10.37370/raizes.2010.v30.96
Seção
Artigos

Referências

LEFEBVRE, H. Nietzsche. Paris: Éditions Sociales Internacionales, 1938.
_____________. L ?Existencialisme. Paris: Le Sagittaire, 1946.
_____________. Le matérialisme dialectique. Paris: Presses Universitaires de France, 1949.
_____________. Critique de la vie quotidienne. Par- is: L ?Arche Éditeur, 1961. Três tomos
_____________. De lo rural a lo urbano. Barcelona: Ediciones Península, 1975
_____________. Estrutura social: a reprodução das relações sociais. In: José de Souza Martins; Marialice Mencarini Foracchi (orgs.). Sociologia e Sociedade: Leituras de introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1977.
_____________. A “práxis”: a relação social como processo. In: José de Souza Martins; Marialice Mencarini Foracchi (orgs.). Sociologia e Sociedade: Leituras de introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1977.
_____________. Problemas de sociologia rural. In: José de Souza Martins (org.). Introdução Crítica à sociologia rural. São Paulo: Editora Hucitec, 1986.
_____________. Perspectivas da sociologia rural. In: José de Souza Martins (org.). Introdução Crítica à sociologia rural. São Paulo: Editora Hucitec, 1986.
_____________. Entrevista: Conversa com Henri Lefebvre. Trad. Manuel Rolando Berríos. São Paulo: NERU, Revista Espaço e Debates, n.o 30, 1990.
_____________. A revolução urbana. Belo Horizon- te: Editora UFMG, 1999.
_____________. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.
LÖWY, M. Introdução: Pontos de referência para uma história do marxismo na América Latina. In: LÖWY, M. (org.). O marxismo na América Latina: uma antologia de 1909 aos dias atuais. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2006.
MARTINS, J.S. A sociabilidade do homem simples: cotidiano e história na modernidade anômala. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2008.
__________. A sociedade vista do abismo: novos estudos sobre pobreza, exclusão e classes sociais. 2 ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2002.
__________O futuro da Sociologia Rural e sua contribuição para a qualidade de vida rural. São Paulo: Estudos Avançados. 15 (43), 2001.
__________.O cativeiro da terra. 2a ed. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, 1981.
__________.Capitalismo e tradicionalismo: estudos sobre as contradições da sociedade agrária no Brasil. São Paulo: Pioneira, 1975.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo editorial, 2004.
SARTRE, J.P. Questão de método. São Paulo: Difusão européia do livro, 1966.