Tecendo caminhos, ocupações e percepções: A diversidade das experiências de trabalhadores rurais temporários do Norte de Minas Gerais

Conteúdo do artigo principal

Lívia Tavares Mendes Froes
https://orcid.org/0000-0003-1745-7966

Resumo




Este texto aborda a mobilidade a partir das perspectivas de trabalhadores rurais tempora?rios de Rio Pardo de Minas, norte do estado de Minas Gerais. Baseada em pesquisa desenvolvida juntamente com esses trabalhadores, a ana?lise apresentada considera a diversidade de experie?ncias tendo em vista as distintas faixas eta?rias, estado civil, modos de assalariamento, destinac?a?o do rendimento obtido, e os modos de percepc?a?o e de sentimento quanto ao peri?odo em que os trabalhadores esta?o distantes das fami?lias. A pra?tica do deslocamento e? compreendida na?o somente enquanto um meio para assalariamento, mas enquanto experie?ncia que possui um valor em si, constituinte de aprendizados e habilidades valorizadas positivamente nas redes de relac?o?es que estabelecem.




Detalhes do artigo

Como Citar
Froes, L. T. M. . (2017). Tecendo caminhos, ocupações e percepções:: A diversidade das experiências de trabalhadores rurais temporários do Norte de Minas Gerais. Raízes: Revista De Ciências Sociais E Econômicas, 37(1), 39–53. https://doi.org/10.37370/raizes.2017.v37.49
Seção
Artigos

Referências

AMARAL, L. Do Jequitinhonha aos Canaviais: em busca do paraíso mineiro. Belo Horizonte, 1988. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, UFMG, 1988.
BRITO, I. C. B. Comunidade, território e complexo industrial florestal: o caso de Vereda Funda, Norte de Minas Gerais. Montes Claros, 2006. 154 p. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Social) - Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social, UNIMONTES, 2006.
COMERFORD, J. C. Como uma família: sociabilidade, territórios de parentesco e sindicalismo rural. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2003.
CORREIA, J. R. Pedologia e Conhecimento Local: Proposta Metodológica de Interlocução Entre Saberes Construídos por Pedólogos e Agricultores em Área de Cerrado em Rio Pardo de Minas, MG. Rio de Janeiro, 2005. Tese (Doutorado em Agronomia) - Instituto de Agronomia, UFRRJ, 2005.
DURHAM, E. A caminho da cidade: vida rural e a migração para São Paulo. 3ed. São Paulo: Perspectiva (Coleção Debates), 1984.
FELIX, G. A. O caminho do mundo: mobilidade espacial e condição camponesa numa Região da Amazônia Oriental. Niterói: Eduff, 2008.
FROES, L. T. M. Todo mundo pela família: Gestão feminina e vida familiar diante do assalariamento sazonal dos homens. Niterói, 2012. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós-graduação em Antropologia, UFF, 2012.
GARCIA, A. O sul: caminho do roçado: estratégias de reprodução camponesa e transformação social. São Paulo, Brasília: Editora Marco Zero e Editora Unb em co-edição com MCT CNPq, 1990.
GALIZONI, F. M. A terra construída: família, trabalho e ambiente no Alto Jequitinhonha, Minas Gerais.
GUEDES, A. D. O trecho, as mães e os papéis: etnografia de movimentos e durações no norte de Goiás. São Paulo: Garamond, 2013.
MAIA, C. J. “Lugar” e “trecho”: migrações, gênero e reciprocidade em comunidades camponesas do Jequitinhonha. Montes Claros: Unimontes, 2004.
MARTINS, J. S. Não há terras para plantar neste verão. Petrópolis: Vozes, 1985.
________. Migrações temporárias: problema para quem? Travessia. Revista do Migrante, São Paulo, v.
1, n. 1 , p. 5-8, maio/ago. 1988.
NEVES, D. P. A perversão do trabalho infantil: lógicas sociais e alternativas de prevenção. Niterói: Intertexto, 1999.
RIBEIRO, E. M. Lembranças da terra: histórias do Mucuri e Jequitinhonha. Belo Horizonte: Cedefes, 1996.
Raízes, v.37, n. 1, jan-jun/2017
RIBEIRO, E. M.; GALIZONI, F. M. As andanças dos mineiros: considerações sobre as viagens sazonais de trabalhadores rurais migrantes do norte e nordeste de Minas Gerais. Cadernos de Administração Ru- ral, v. 8, n. 2, p. 72-78, jul./dez. 1996.
SAHLINS, M.. Cultura e Razão Prática. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
SILVA, M. A. M. Errantes do fim do século. São Paulo: UNESP, 1999.
SILVA, M.; MENEZES, M. A. Homens que migram, mulheres que ficam: o cotidiano das Esposas, Mães e Namoradas dos Migrantes Sazonais do Município de Tavares – PB. In: SCOTT, P.; CORDEI- RO, R.; MENEZES, M. (orgs.). Gênero e Geração em contextos rurais. Ilha de Santa Catarina: Ed. Mulheres, 2010.
WOORTMAN, K. Migração, família e campesinato (1990). In: WELCH et. al. Camponeses brasileiros: leituras e interpretações clássicas, v.1. São Paulo: UNESP; Brasília, DF: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, 2009.