Da ‘educac?a?o do campo’ a? ‘educac?a?o quilombola’: identidade, conceitos, nu?meros, comparac?o?es e problemas

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José Maurício Arruti

Resumo

O elemento central na justificativa de uma “educac?a?o do campo” e? a nova atenc?a?o e importa?ncia que se deve dar ao vi?nculo entre terra, territo?rio e escola. Mas, se levarmos a se?rio esta recomendac?a?o, acabaremos por perceber que existem muito mais modos de se relacionar com a terra do que aqueles previstos sob a categoria de “campone?s”, “agricultor familiar” e “trabalhador rural”, que em geral descrevem as “populac?o?es do campo” e que esta?o na base da reflexa?o sobre a “educac?a?o do campo”. Isso implica reconhecer que, se a cri?tica que a “educac?a?o do campo” faz a?s escolas convencionais e? positiva, seu modelo educacional produz tambe?m um vie?s homogeneizante.

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Como Citar
Arruti, J. M. . (2011). Da ‘educac?a?o do campo’ a? ‘educac?a?o quilombola’: : identidade, conceitos, nu?meros, comparac?o?es e problemas. Raízes: Revista De Ciências Sociais E Econômicas, 31(1), 164–179. https://doi.org/10.37370/raizes.2011.v31.325
Seção
Dossiê: Povos e Comunidades Tradicionais

Referências

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