A criminalizac?a?o do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): um balanc?o da literatura e o estudo do caso Pocinhos (PB)

Conteúdo do artigo principal

Gonzalo Adrian Rojas
Paula Oliveira Adissi

Resumo




O objetivo deste artigo e? fazer um balanc?o da literatura sobre a criminalizac?a?o dos movimentos sociais (MS) no Brasil, focalizando o caso do Movimento dos Sem Terra (MST) em Pocinhos-Parai?ba. Fazemos uma breve apresentac?a?o do caso, com base em documentos judiciais, declarac?o?es das vi?timas, da Ouvidoria da Poli?cia da Parai?ba e entrevistas com membros do referido movimento. Em seguida apresentamos uma revisa?o da literatura sobre criminalizac?a?o dos movimentos sociais no Brasil, a partir de seis to?picos: a criminalizac?a?o dos MS de modo geral; a criminalizac?a?o do MST; os meios de comunicac?a?o e o poder judicia?rio na criminalizac?a?o dos MS; a criminalizac?a?o dos MS nas cie?ncias sociais; a criminalizac?a?o dos MS, a viole?ncia no cam- po na Parai?ba; e, finalmente, a criminalizac?a?o e viole?ncia do MST na Parai?ba.




Detalhes do artigo

Como Citar
Rojas, G. A. ., & Adissi, P. O. . (2015). A criminalizac?a?o do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): : um balanc?o da literatura e o estudo do caso Pocinhos (PB). Raízes: Revista De Ciências Sociais E Econômicas, 35(1), 93–108. https://doi.org/10.37370/raizes.2015.v35.429
Seção
Artigos

Referências

Ver no arquivo do artigo.