Luxos ‘verdes’ e muros invisíveis a iconização da natureza no mercado imobiliário em João Pessoa (PB)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Frente ao atual contexto de crise socioambiental global, a natureza ‘rara’ desponta como elemento determinador de preços e escolhas. Este artigo traz reflexões sobre a iconização da natureza e sua transformação em mercadoria simbólica, vendida na retórica ecológica adotada pelo mercado imobiliário. O corpus de análise se apoiou nas narrativas de 375 anúncios de imóveis veiculados em João Pessoa, Paraíba entre 1960 e 2017. Enquanto nos anos 1960-80, havia uma ênfase sutil para a paisagem, a ventilação, a praia e as árvores, a partir dos anos 2000, a comodificação simbólica da natureza passa a atuar também como um marcador social hierárquico, por meio da elitização do acesso à natureza. Assim, os ‘luxos verdes’ erguem muros invisíveis que excluem simbolicamente. Estes artifícios mercadológicos usados na publicidade imobiliária – negam o ‘direito à cidade’ e ‘à natureza’ – e somam-se ao amplo espectro da urbanização segregadora que se consolidou no Brasil.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Referências
ALEXANDER, J. C.; BARTMA?SKI, D.; GIESEN, B. (org). Iconic Power: materiality and meaning in social life. New York: Palgrave Macmillan, 2012.
BARBOSA, A. G.; COSTA, A. A. O solo urbano e a apropriação da natureza na cidade. Sociedade & Natureza, Uberlândia, ano 24, n. 3, 2012, p. 477-488.
BAUDRILLARD, J. A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70, 2014 [1970]. Raízes, v.37, n. 2, jul-dez/2017
87
BURAWOY, M. Por uma Sociologia Pública. (Tradução: Rui Gomes de Mattos de Mesquita, original “For Public Sociology”, publicado em American Sociological Review, v. 70, n.1, Feb. 2005, p. 4-28). Política & Trabalho, Revista de Ciências Sociais, n. 25, Out. 2006, p. 9-50.
BOTELHO, A. O Urbano em Fragmentos: a produção do espaço e da moradia pelas práticas do setor imobiliário. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2007.
CALDEIRA, T. P. do R. Cidade de Muros: Crime, Segregação e Cidadania em São Paulo. São Paulo: Editora 34/Edusp, 2003. 400p.
CONSTRUTORA ALLIANCE. Material publicitário do Residencial Greenmare (2013). Disponível em:
DEBORD, G. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. 238p. FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Nobel/UNB, 2001 [1992].
HARVEY, D. O Direito à Cidade. (Tradução: Jair Pinheiro, original “The right to the city”, publicado na New Left Review, n. 53, 2008, p. 23-40). Lutas Sociais, São Paulo, n. 29, 2012, p. 73-89.
HENRIQUE, W. A Cidade e a Natureza: a apropriação, a valorização e a sofisticação da natureza nos empreendimentos imobiliários de alto padrão em São Paulo. GEOUSP, n. 20, 2006, p. 65-77.
_____. Um bosque para chamar de meu. A apropriação das ideias de natureza pelos empreendimentos imobiliários. In: HENRIQUE, W. O Direito à Natureza na Cidade. Salvador: EDUFBA, 2009. Cap. VII, p. 139-164.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 1950. Estado da Paraíba. Série regional, v. XVI, Tomo 1, Rio de Janeiro, 1955.
_____. Censo Demográfico 2010. Disponível em: < http://cod.ibge.gov.br/7D7>. Acesso em: 19 jul. 2017.
LEFEBVRE, H. O Direito à Cidade. São Paulo: Moraes, 1991 [1968]. 145p.
_____. A Revolução Urbana. Belo Horizonte: UFMG, 1999. 178p.
MARICATO, E. As idéias fora do lugar e o lugar fora das idéias: planejamento urbano no Brasil. In: ARANTES, O.; VAINER, C.; MARICATO, E. (Org.). A Cidade do Pensamento Único: desmanchando consensos. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 121-192.
NEP - Nordeste em Pauta Comunicações. Filme: ‘João Pessoa vista do alto - 429 anos de história’. Veiculado em 05 de junho de 2015 pela TV Cabo Branco, programa Jornal da Paraíba (JPB). Disponível em:
SANTANA, G. V. de. Marketing da ‘Sustentabilidade’ Habitacional: lançamentos imobiliários e ecologia urbana: em busca do equilíbrio. Rio de Janeiro: Mauad X, Inverde, 2013. 240p.
VAINER, C. B. Pátria, empresa e mercadoria: Notas sobre a estratégia discursiva do Planejamento Estratégico Urbano. In: ARANTES, O.; VAINER, C.; MARICATO, E. (Org.). A Cidade do Pensamento Único: desmanchando consensos. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 75-104.