Luxos ‘verdes’ e muros invisíveis a iconização da natureza no mercado imobiliário em João Pessoa (PB)

Conteúdo do artigo principal

Ceres Grehs Beck
https://orcid.org/0000-0002-6618-7934
Luis Henrique Hermínio Cunha
https://orcid.org/0000-0003-3002-8277

Resumo




Frente ao atual contexto de crise socioambiental global, a natureza ‘rara’ desponta como elemento determinador de preços e escolhas. Este artigo traz reflexões sobre a iconização da natureza e sua transformação em mercadoria simbólica, vendida na retórica ecológica adotada pelo mercado imobiliário. O corpus de análise se apoiou nas narrativas de 375 anúncios de imóveis veiculados em João Pessoa, Paraíba entre 1960 e 2017. Enquanto nos anos 1960-80, havia uma ênfase sutil para a paisagem, a ventilação, a praia e as árvores, a partir dos anos 2000, a comodificação simbólica da natureza passa a atuar também como um marcador social hierárquico, por meio da elitização do acesso à natureza. Assim, os ‘luxos verdes’ erguem muros invisíveis que excluem simbolicamente. Estes artifícios mercadológicos usados na publicidade imobiliária – negam o ‘direito à cidade’ e ‘à natureza’ – e somam-se ao amplo espectro da urbanização segregadora que se consolidou no Brasil.




Detalhes do artigo

Como Citar
Grehs Beck, C. ., & Hermínio Cunha, L. H. . (2017). Luxos ‘verdes’ e muros invisíveis: a iconização da natureza no mercado imobiliário em João Pessoa (PB). Raízes: Revista De Ciências Sociais E Econômicas, 37(2), 74–87. https://doi.org/10.37370/raizes.2017.v37.67
Seção
Artigos

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