Antropologia, gênero e região um breve balanço do narrar científico da disciplina no brasil

Conteúdo do artigo principal

Rita de Cássia Melo Santos
https://orcid.org/0000-0001-9368-6176
Mércia Rejane Rangel Batista
https://orcid.org/0000-0003-4995-1117

Resumo

Este artigo pretende refletir sobre a construção narrativa da institucionalização da Antropologia no Brasil, a partir de uma dimensão de gênero e região. Sabe-se que a inserção da Antropologia no sistema universitário brasileiro se deu a partir de fins da década de 1960 e provocou uma inversão do seu lugar de produção. Dos museus, centros médicos e jurídicos, conformou-se cada vez mais um espaço independente, concentrado nas pós-graduações localizadas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. Apesar da visibilidade e da importância científica dessa produção, ela seguiu coexistindo com a inserção da disciplina em cursos mistos (sobretudo de ciências sociais) e outros institutos que subsistiram ao longo do tempo. Foi nesses espaços que jovens pesquisadoras formadas naqueles programas iniciaram sua trajetória profissional, permanecendo, em alguns casos, por décadas seguidas e estabelecendo o solo sobre o qual se expandiu a pós-graduação e as graduações em antropologia a partir dos anos 2010. Nesse sentido, buscaremos, num primeiro momento, revisar a literatura antropológica que narra a história da disciplina, destacando suas principais questões e conteúdos abordados. E, a partir do material apresentado neste dossiê e em outras fontes de consulta, procuramos mostrar como os percursos narrativos, até aqui estabelecidos, implicam um caminho que pode ser pensado como estratégia a ser discutida.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Cássia Melo Santos, R. ., & Rejane Rangel Batista, M. . (2020). Antropologia, gênero e região: um breve balanço do narrar científico da disciplina no brasil. Raízes: Revista De Ciências Sociais E Econômicas, 40(2), 123–137. https://doi.org/10.37370/raizes.2020.v40.751
Seção
Dossiê: Antropologia no Nordeste: Invisibilidade de Gênero

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