A formação de agentes de desenvolvimento no enfoque da Cesta de Bens e Serviços Territoriais
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Abstract
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a formação de agentes de desenvolvimento no enfoque da Cesta de Bens e Serviços Territoriais (CBST), um dos enfoques que, no Brasil, têm recebido maior visibilidade nos últimos anos. A reflexão evidencia o potencial do enfoque CBST para ampliar as capacidades e competências dos atores públicos, privados e associativos dos territórios, tanto pelas possibilidades reais de apropriação do arcabouço teórico metodológico para a leitura e avaliação dos processos de desenvolvimento, quanto por expor possibilidades de fortalecimento das iniciativas de governança assentadas em um compósito de produtos e serviços específicos do território. Metodologicamente, o artigo baseia-se na revisão bibliográfica sobre o tema, incluindo documentos, relatórios e manuais que versam sobre modelos e iniciativas de formação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (DTS), dando destaque às fontes sobre o enfoque da CBST. Com base neste material, desenvolve-se uma análise descritiva e argumentativa. O texto aborda como os enfoques do DTS: Coalizão de Atores e da Cesta de Bens e Serviços Territoriais contribuíram para a formação dos atores territoriais. Em seguida, dá ênfase no enfoque da CBST, cujas formulações podem contribuir para o processo de formação dos atores territoriais tanto da sensibilização para revelar e valorizar recursos e ativos dos territórios, quanto dos mecanismos de fortalecimento da governança territorial, estabelecidos no entorno das "cestas" existentes ou a serem construídas. Por fim, apresenta alguns desafios e iniciativas de formação de agentes de desenvolvimento construídas, especialmente, no estado de Santa Catarina, com base no enfoque da CBST.
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