Formação para a militância sindical desdobramentos da ENFOC nos Sindicatos de Trabalhadores(as) Rurais do Estado do Pará

Conteúdo do artigo principal

Maria de Jesus Corrêa Costa
William Santos de Assis
https://orcid.org/0000-0002-9525-7153
Gutemberg Armando Diniz Guerra

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre como a formação de trabalhadores(as) rurais no estado do Pará, por meio da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), vem se constituindo ao longo dos anos, bem como, analisar os seus desdobramentos e interferências nas práticas sindicais. A metodologia adotada envolveu o mapeamento de documentos históricos, revisão bibliográfica e entrevistas com diferentes sujeitos que integram o Movimento Sindical de Trabalhadores(as) Rurais. O resultado compreende o papel notório da formação, na construção de práticas reflexivas com potencial de transformar posturas militantes cristalizadas em comportamentos democráticos. O estudo evidenciou que a formação vivenciada pelos trabalhadores contribuiu para o crescimento da participação nas instâncias deliberativas e consultivas do movimento sindical, em especial de jovens e mulheres; motivou a renovação do quadro de dirigentes; e fortaleceu a base sindical. Por outro lado, há resistências a esse projeto formativo que marca mudanças visíveis.

Detalhes do artigo

Como Citar
Costa, M. de J. C. ., Assis, W. S. de ., & Guerra, G. A. D. . (2017). Formação para a militância sindical: desdobramentos da ENFOC nos Sindicatos de Trabalhadores(as) Rurais do Estado do Pará. Raízes: Revista De Ciências Sociais E Econômicas, 37(2), 150–165. https://doi.org/10.37370/raizes.2017.v37.72
Seção
Artigos

Referências

ARAÚJO, George Pedro Barbalho. Ligas Camponesas: formação, luta e enfraquecimento. Maceió: Re- canto das Letras; Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba, 2010.
ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. Raízes, v.37, n. 2, jul-dez/2017
BECKER, Howard S. Observação social e estudos de casos sociais. São Paulo: Hucitec, 1994. BOFF, Leonardo. Ecologia: grito da Terra, grito dos pobres. São Paulo: Ática, 2000.
CONFEDERAÇÃO Nacional dos Trabalhadores na Agricultura. Caderno Projeto Político e Pedagógico. Brasília: CONTAG, 2008a.
______. Política Nacional de Formação. Brasília: CONTAG, 2008b. DEMO, Pedro. Participação é conquista. São Paulo: Cortez, 2009.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teoria e abordagens. Tradução de Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FÁVERO, Osmar. Uma pedagogia da participação popular. Campinas: Autores Associados, 2006. FEDERAÇÃO de Trabalhadores(as) na Agricultura do Estado do Pará. Caderno Histórico da FETAGRIPA. Belém: FETAGRI, 2007.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GUERRA, G. A. D.; MARIN, R. E. A. Das associações de lavradores aos sindicatos de trabalhadores rurais: o caso do Pará. In: GUERRA, G. A. D.; MARIN, R. E. A. P.52. Cadernos do CEAS. Salvador: CEAS, 1990.
MANFREDI, Silvia Maria. Formação sindical no Brasil: história de uma prática cultural. São Paulo: Escrituras, 1996.
MEDEIROS, Leonildes Servolo. História dos movimentos sociais no campo. Rio de Janeiro: Fase, 1989.
PRAZERES, Maria de Jesus Corrêa dos. Cultivando sonhos. A Escola Nacional de Formação da CON- TAG no Estado do Pará. Belém, 2014. Dissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável) – Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares, UFPA, 2014.
RAMOS, Carolina. CONTAG: distantes abordagens e base social. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História. São Paulo: ANPUH, 2011.
SILVA, Maria do Socorro. Da raiz à flor: produção pedagógica dos movimentos sociais e a escola do campo. Brasília: MEC, 2008.
SOUSA, Raimundo Valdomiro de. Campesinato na Amazônia: da subordinação à luta pelo poder. Belém: NAEA, 2002.
TAVARES, Ricardo. Contag, da ditadura à transição: memória social e construção política do campesinato. Rio de Janeiro: IUPERJ, 1992.