‘O que nós quer é ocupar todos os espaços’: a participação sociopolítica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em conselhos gestores

Conteúdo do artigo principal

Claudia Kathyuscia Bispo de Jesus
https://orcid.org/0000-0002-7273-2417

Resumo

O cenário de transformações no mundo rural, nas últimas décadas, implicou a heterogeneidade das forças sociais presente no campo, o que gerou um novo olhar sobre as interpretações dos movimentos sociais rurais. O presente trabalho busca apresentar uma análise do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a partir da sua inserção participativa em espaços deliberativos – nesse caso, em Conselhos Gestores do município de Nossa Senhora da Glória-SE –, trazendo uma discussão sobre as motivações, estratégias e disputas nesse campo político, além de ressaltar os processos identitários desses atores sociais.  Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que possibilitou a construção do corpus empírico, a partir da qual se pode destacar algumas considerações sobre a sociabilidade do movimento, as disputas e conflitos, e os processos identitários. Conclui-se que a inserção participativa do MST em conselhos gestores desencadeia processos identitários nos integrantes do movimento que, por sua vez, estão alterando a dinâmica interna tanto dos conselhos quanto a do próprio movimento no que se refere à sua atuação política. Ademais, essa participação sociopolítica do MST é entendida como uma tentativa de permanência e de busca por melhores condições de vida nos assentamentos rurais.

Detalhes do artigo

Como Citar
Jesus, C. K. B. de . (2019). ‘O que nós quer é ocupar todos os espaços’:: a participação sociopolítica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em conselhos gestores. Raízes: Revista De Ciências Sociais E Econômicas, 39(1), 133–145. https://doi.org/10.37370/raizes.2019.v39.86
Seção
Dossiê: Concepções de Sociedade e Direitos de Cidadania em Questão

Referências

AMMANN, Safira Bezerra. Participação social. São Paulo: Cortez & Moraes, 1997.
ANDRADE, Manuel Corrêa de. A terra e o homem no Nordeste: contribuições ao estudo da questão agrária no Nordeste. São Paulo: Cortez, 2005.
AVRITZER, Leonardo (Org). A participação social no Nordeste. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007.
______. (org.). A participação em São Paulo. São Paulo: UNESP, 2004.
BEAUD, S & WEBER, F. Guia para a pesquisa de campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
BERGAMASCO, Sônia et al. (orgs.). Dinâmicas familiar, produtiva e cultural nos assentamentos rurais de São Paulo. Campinas: Feagri– UNICAMP; Araraquara: Uniara; São Paulo: INCRA, 2003.
BERGAMASCO, Sônia Maria Pessoa Pereira. O que são assentamentos rurais. São Paulo: Brasiliense, 1996.
BOFF, Leonardo. Como fazer Teologia da Libertação. 10ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Petrópolis- RJ: Vozes, 2009.
_____. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.
_____. O poder simbólico. 15º edição, Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2011.
BRASIL, Ministério da Previdência Social. Diálogo social e gestão participativa. Brasília: MPS, 2003.
CARVALHO, Horácio Martins de. O campesinato no século XXI: possibilidades e condicionantes do desenvolvimento do campesinato no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
DATALUTA. O Boletim DATALUTA (2011). Disponível em: www.fct.unesp.br/nera
_____. Relatório DATA LUTA Brasil (2013). Disponível em: http://www.editoraunesp.com.br/catedra/publicacoes_noticias.asp?tpl_id=1&id=74
FERNANDES, Bernardo Mançano. MST: movimento dos trabalhadores rurais sem-terra, formação e territorialização em São Paulo. São Paulo: HUCITEC, 1996.
GOHN, Maria da Glória. Reivindicações populares urbanas. São Paulo: Cortez, 1982.
______. Movimentos e lutas sociais na História do Brasil. 3.ed. São Paulo: Loyola. 2003.
_____. Teorias dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: editora Loyola, 1997.
IANNI, Octavio. Origens Agrárias do Estado Brasileiro. São Paulo: Brasilense, 2004.
IOKOI, Zilda. Igreja e Camponeses: Teologia da libertação e movimentos sociais no campo Brasil e Peru, 1964- 1986. São Paulo: FAPESP, 1996.
JULIÃO, Francisco. O que são as ligas camponesas. São Paulo: Brasiliense, 1962.
KATHYUSCIA, Claudia Bispo de Jesus. “O que nós quer é ocupar todos os espaços”: a participação sociopolítica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Conselhos Gestores. São-Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2015 (dissertação- sociologia).
LEITE, Sergio et al. Impacto dos assentamentos: Um estudo sobre o meio rural brasileiro. São Paulo: Fundação Editora UNESP, Nead, 2004.
LOERA, N. R. A espiral das ocupações de terra. São Paulo: Polis, 2006.
MARTINS, José de Souza (Org.). Introdução crítica à sociologia rural. São Paulo: Hucitec, 1983.
_____. (Org.). Travessias: a vivência da reforma agrária nos assentamentos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.
_____. O futuro da sociologia rural e sua contribuição para a qualidade de vida rural. In: Estudos Sociedade e Agricultura, n. 15, out/2004, p. 5-12.
_____. Os camponeses e a política no Brasil: as lutas sociais. Petrópolis- RJ, 1981.
MARTORANO, Luciano Cavini. Conselhos e democracia: em busca da socialização e da participação. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
MEDEIROS, Leonilde et al. Assentamentos rurais: uma visão multidisciplinar. São Paulo: UNESP, 1994.
MEDEIROS, Leonildes Servólos de. Movimentos sociais no campo, lutas por direitos e reforma agrária na segunda metade do século XX. In: CARTER, Miguel. Combatendo a desigualdade social: o MST e a reforma agrária no Brasil. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
MORISSAWA, Mitsue. A história da luta pela terra e o MST. São Paulo: Expressão Popular, 2001.
OLIVEIRA, Francisco de; BRAGA, Ruy; RIZEK, Cibele. Hegemonia às avessas. São Paulo: Boitempo, 2010.
SADER, Eder. Quando novos personagens entraram em cena: experiências, falas e lutas dos trabalhadores da Grande São Paulo, 1970- 80. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.
SAFLATE, Vladimir. A esquerda que não teme dizer seu nome. São Paulo: Três Estrelas, 2012.
SCHERER-WARREN, Ilse. Redes de Movimentos Sociais. São Paulo: Loyola, 1993.
SECCO, Lincoln. História do PT. São Paulo: Editora Ateliê, 2011.
STEDILE, João Pedro; FERNANDES, Bernardo Mançano. Brava gente: a trajetória do MST e a luta pela terra no Brasil. 2ª edição, São Paulo: Expressão Popular, coedição Fundação Perseu Abramo, 2012.
TURATTI. Maria Cecília Manzoli. Os filhos da lona preta: identidade e cotidiano em acampamentos do MST. São Paulo: Alameda, 2005.
WANDERLEY, Maria Nazareth Baudel. O mundo rural como um espaço de vida. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
_____. “Morar e Trabalhar”: o ideal camponês dos assentados de Pitanga. In: MARTINS, José de Souza (org.). Travessias: a vivência da reforma agrária nos assentamentos. Porto Alegre: UFRGS, 2003, p. 203- 247.