Compete?ncias e aprendizagens para facilitar a inserc?a?o dos atores locais nos dispositivos de gesta?o territorial: o exemplo de uma Universidade Camponesa No Brasil

Conteúdo do artigo principal

Emilie Coudel
Jean Philippe Tonneau
Hélène Rey-Valette

Resumo





A descentralizac?a?o das poli?ticas pu?blicas no Brasil necessita de instrumentos e dispositivos de gesta?o territorial, mas tambe?m novas compete?n- cias dos atores locais para inseri-los nestes novos dispositivos. Este artigo propo?e-se estudar a capacidade dos atores formados na UniCampo de mobilizar os conhecimentos adquiridos em proveito do desenvolvimento territorial. Apoiar-se-a? mais particularmente sobre a ana?lise: (i) itinera?rios dos estudantes da UniCampo conduzidos a inscrever-se nos dispositivos de gesta?o e a implicar-se em interac?o?es fortemente diversificadas; (ii) modos de inserc?a?o coletiva destes atores no ambiente institucional local em termos de construc?a?o de legitimidade e capacidade de ac?a?o nos fo?runs existentes, atrave?s da criac?a?o de novas instituic?o?es locais geradas pela experie?ncia da UniCampo (valores comuns, associac?o?es dos alunos). Estes dois eixos permitem analisar os processos de aprendizagem necessa?rios para inscrever-se “eficazmente” nos dispositivos de gesta?o pela mobilizac?a?o de capital humano, por capital social e capital institucional. Distinguindo estas formas de capital, pode-se melhor analisar as suas particularidades de construc?a?o e os seus diferentes pape?is no desenvolvimento territorial, abordando ao mesmo tempo as interac?o?es entre elas. A conclusa?o mostrara? como a implementac?a?o de uma metodologia de pesquisa-ac?a?o transforma os modos de inserc?a?o de alunos.





Detalhes do artigo

Como Citar
Coudel, E. ., Tonneau, J. P., & Rey-Valette, H. . (2010). Compete?ncias e aprendizagens para facilitar a inserc?a?o dos atores locais nos dispositivos de gesta?o territorial:: o exemplo de uma Universidade Camponesa No Brasil. Raízes: Revista De Ciências Sociais E Econômicas, 30(2), 36–51. https://doi.org/10.37370/raizes.2010.v30.98
Seção
Artigos

Referências

ALBALADEJO, C. et al. Primeras Jornadas sobre Competencias en el Desarrollo Rural, Bahia Blanca, INTA, Argentina, 27, 28 y 29 de setiembre de 2006.
______________;. CASABIANCA,F. (Eds.) La recherche-action. Ambitions, pratiques, débats. Etudes et Recherches sur les Systèmes Agraires et le Développement. Paris, INRA. 1997
ARGYRIS, C. Savoir pour agir. Surmonter les obstacles à l’apprentissage organisationnel. Paris, In- terÉditions. 1995
BACQUE, M.-H., REY, H. (Eds). Gestion de proximité et démocratie participative. Recherches. Paris, La Découverte. 2005.
BARTHE, L.; CASSE, M.-C.,. Besoins de compétences des agents de développement local. Interreg IIC : Dynamiques d’Organisation, offre et demande de compétences en appui au développement territo- rial des régions rurales. 2000.
CANIELLO, M.; TONNEAU , J.-P. Projeto Uni- Campo: pela Universidade Camponesa. Campina Grande, UFCG. 2003.
______________; TONNEAU J.-P.. A pedagogia da universidade camponesa. In : Rede de Educação do Semi-Árido. vol.1:n°1: p. 11-29. 2006
CARNEIRO, R. Novo conhecimento, nova aprendizagem e criação de valor (O fio de Ariana).Disponível em: . 2006
COUDEL, E.; SABOURIN, E. Vers la construction d’une Université Paysanne au Brésil : dynamiques et apprentissages d’une première expérience. Apprentissage en situation d’Action Collective. F. Maxime and M. Barbier, INRA-CEMAGREF-CIRAD. 2007
FORAY, D. L’économie de la connaissance. Paris, Editions La Découverte. 2000
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessarios à Pratica Educativa. São Paulo, Paz e Terra. 1996
KOLLING, E. J; CERIOLI, P. R. (Eds).. Educação do Campo : Identidade e Politicas Publicas. Coleção Por uma educação basica do campo. Brasilia, Fundação Universidade de Brasilia. 2002
KRISHNA, A. ‘Creating and Harnessing Social Cap- ital’, in Dasgupta and Serageldin (ed^eds) Social Capital: a Multi-faceted Perspective. 1997
LACOUR, C. “Les territoires du développement régional: quelques leçons de PSDR.” Economie Régionale et Urbaine 3(Les territoires du développe- ment régional): 2006 p.315-327
LAM, A. Tacit Knowledge, Organisational Learn- ing and Societal Institutions: An Integrated Frame- work. Conference on National Innovation System, Industrial Dynamics and Innovation Policy, Rebild, Denmark, June 9-12 1999.
LIN, N.. Building a Network Theory of Social Cap- ital. Social Capital. Theory and Research. LIAN,N. ; COOK , K.; BURT ; R. S. ( Orgs.)New Brunswick, New Jersey, Aldine Transaction. 2005
NONAKA, I.; TAKEUSHI, H. La connaissance créatrice. La dynamique de l’entreprise apprenante. Bruxelles, de boeck. 1997
NOUMBA, P.. Bâtir le capital humain et institutionnel dans la régulation des industries de réseau. L’expérience de la Banque Mondiale. Réguler les industries de réseau : Assurer le capital institutionnel et humain, Paris, http://www.dauphine.fr/cgemp/ Manifestations/regulation%20banque%20mondia- le/, 23 Novembre 2005.
PERICO, R. E.; RIBERO , M. P.. Ruralidade, Territorialidade e Desenvolvimento Sustentavel. Visão do territorio na America Latina e no Caribe. Brasil- ia, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). 2005
PERRENOUD, P. L’université entre transmission de savoirs et développement de compétences. Congrès de l’enseignement universitaire et de l’innovation, Girona, www.unige.ch/fapse/SSE, Juin 2004.
PUTNAM, R.. “The prosperous community. Social capital and public life.” The American Prospect 4(13): 1993, p. 35-42.
REY-VALETTE, H.; DEDIEU, O.. “La construction d’indicateurs d’apprentissage institutionnel pour rendre compte de l’équité au sein des dispositifs de gestion intégrée du littoral.” 2005
RIVOIRE, G.. “La compétence, résultat de la con- naissance inscrite dans les processus.” http://solu- tions.journaldunet.com/0404/040423_chro_bpms. shtml.
SDT (2005). Referências para uma Estratégia de Desenvolvimento Rural Sustentável no Brasil. Brasília, SDT/MDA. 2004
TONNEAU, J.-P.; SILVA ,P. Desenvolvimento Territorial e Convivência com o Semi-Árido Brasileiro Experiências de Aprendizagem - Relatorio final e Anais do Seminario, Petrolina, Embrapa Semi-árido, Embrapa, FAO, FAGRO, Cirad, 30 setembro de 2003.
_____________; VIERA, P. H. F.. “Que diretrizes de pesquisa para o desenvolvimento sustentavel no Brasil?” Eisforia (UFSC) 4: 311. 2006