Construção do agricultor “orgânico” os sitiantes do rio da prata, município do Rio de Janeiro (RJ)

Conteúdo do artigo principal

Pedro Fonseca Leal

Resumo





Neste texto, analiso o processo de conversão social pelo qual estão passando os agricultores do Rio da Prata, no município do Rio de Janeiro. Na literatura pertinente, esse processo aparece como passagem de agricultores “convencionais” para agricultores “orgânicos”. Como deslocamento social tem recorrentemente contado com a interferência de agentes externos, militantes engajados na objetivação de princípios concebidos como contrapostos aos “conservacionistas”. Considerando o estudo de caso, incorporo a análise dos investimentos de um representante de organização não-governamental patrocinada por recursos financeiros internacionais, considerado pelo seu papel de construção recíproca de mediador e mediados.





Detalhes do artigo

Como Citar
Leal, P. F. . (2010). Construção do agricultor “orgânico”: os sitiantes do rio da prata, município do Rio de Janeiro (RJ). Raízes: Revista De Ciências Sociais E Econômicas, 30(2), 68–83. https://doi.org/10.37370/raizes.2010.v30.99
Seção
Artigos

Referências

ASSOCIAÇÃO PROJETO RODA VIVA. “Projeto desenvolvimento sustentável na comunidade rural do Rio da Prata”. Relatório final. Rio de Janeiro,
2003.
CORRÊA, M. O sertão carioca. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Rio de Janeiro, Coleção Memória do Rio 5, 1936.
COSTA, M. C.. Analise do Parque Estadual da Pedra Branca (RJ) por geoprocessamento: uma contribuição ao seu Plano de Manejo. Tese de Doutorado, UERJ. Rio de Janeiro 2002 (mimeo.).
GALVÃO, M.C.C.Aspectos da geografia agrária do sertão carioca. Associação dos Geógrafos Brasileiros/Seção Regional Rio. Rio de Janeiro, IBGE/CNG, 1962.
MUSUMECI, L. Pequena produção da agricultura: o caso dos hortigranjeiros no estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, IPE/INPES, 1987.
NOGUEIRA, A. A. Vargem Grande (alguns aspectos geográficos). Boletim Carioca de Geografia. Rio de Janeiro, no 9, v. 1-2, p. 49-71, 1956.
OLIVEIRA, L. Aspectos geográficos da zona agrícola do Rio da Prata. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, no 22, v. 1, jan-mar, p. 47-80, 1960.
SOARES, D. G. “Parque Estadual da Pedra Branca e comunidade Monte da Paz: tensões e conflitos para os moradores de uma área protegida”. Dissertação de Mestrado, UFRJ, Programa de Estudos Interdis- ciplinares de Comunidade e Ecologia Social. Rio de Janeiro, 2004 (mimeo.).