A emergência de uma tecnologia social no contexto da educação do campo o caso da Escola Família Agrícola de Valente-BA
Main Article Content
Abstract
Este artigo visa analisar uma experiência de produção de tecnologias sociais e compreender as ruralidades que emergem desta experiência, que se desenvolve em uma Escola Família Agrícola (EFA) no Semiárido baiano. A partir do diálogo envolvendo diferentes atores, foi se construindo uma relação que teve como culminância o Circuito de Ciência, Cultura e Tecnologia. Para tanto, foram realizadas observações na EFA-Valente, sob a perspectiva da pesquisa-ação participante. Assim, a construção e materialização de tecnologias sociais de pertencimento ao lugar envolvendo a comunidade escolar foram fundamentais para o desenvolvimento de uma identidade como sujeitos individuais e coletivos no intuito de promover o debate sobre as potencialidades da educação do campo proporcionada pela instituição.
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
References
ARROYO, M. G. Imagens Quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. 5a ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
BAGATTOLLI, C.; DE JESUS, V. B. Educação contextualizada e tecnologia social: a experiência da Casa Familiar Rural de Igrapiúna (BA). In: COSTA, A.B (Org.) Tecnologia Social e Políticas Públicas. São Paulo: Instituto Polis; Brasilia: FBB, 2013, p. 113-132.
BAPTISTA, F. M. C. Educação rural: das experiências à política pública. Brasília: NEAD/Editorial Aba- ré, 2003. (Série Debates e Ação, 2).
BARBIER, R. A pesquisa-ação na instituição educativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
BELTRÃO, L. L. S.; ARAÚJO, M. F. de; OLIVEIRA, J. A. B. de; PEREIRA, F. A. Minibibliotecas – uma experiência de inclusão social e intercâmbio entre o conhecimento científico e o saber local no meio rural. Inc. Soc., Brasília, DF, v. 4 n. 2, p.11-18, jan./jun. 2011. Disponível em:
BRASIL. Ministério o Desenvolvimento Agrário. Sistema de Informações Territoriais. 2010. Disponível em:
CALDART, R. S.; Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trab. Educ. Saúde. Rio de Janeiro, v.7, n.1, p. 35-64. 2009. Disponível em:
CAPRA, F. O Ponto de Mutação. 19. ed. São Paulo, SP: Cultrix, 1998.
CARNEIRO, M. J. T. Camponeses, agricultores e pluriatividade. Rio de Janeiro: Contracapa, 1998.
CARVALHO, D. M. et al. Perspectivas dos jovens rurais: campo versus cidade. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 47, 2009. 47o Congresso Sober. Desenvolvimento, Território e Biodiversidade. Porto Alegre: SOBER, 2009.
CASTRO, E. G. de Juventude rural no Brasil: processos de exclusão e a construção de um ator político. Rev. Latinoam.cienc.soc.niñez juv, Manizales, v.7, n.1. p. 179-208. 2009. Disponível em:
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 295-316.
CUNHA, T. J. F et al. Árvore do conhecimento: Território do Sisal. Brasília: Agência Embrapa de Informação Tecnológica, 2016. Disponível em:
DAGNINO, R. P; BRANDÃO, F. C.; NOVAES, H. T. Sobre o marco analítico conceitual da tecnologia social. In: LASSANCE JR. et al., (Org.). Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundação Banco do Brasil, 2004. Disponível em:
EFA-VALENTE. Projeto Político Pedagógico. 2011. Mimeo.
FREIXO, A. A. Entre e valentia do boi e as fibras do sisal: narrativas e imagens de velhos agri- cultores sobre seu ambiente. (Tese) Doutorado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, 2010.
JESUS, V. B.; COSTA, A. B. De. Tecnologia social: breve referencial teórico e experiências ilustrativas. In: COSTA, A.B (Org.) Tecnologia Social e Políticas Públicas. São Paulo: Instituto Po- lis; Brasilia: FBB, 2013, p. 17-32.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Rev. Bras. Educ. n. 19, p. 20-28. 2002. Disponível em:
LOPES, R. E. et al. Oficinas de atividades com jovens da escola pública: tecnologias sociais entre educação e terapia ocupacional. Interface. v.15, n.36, p. 277-288, 2011. Disponível em:
MARSCHNER, W. Lutando e ressignificando o rural em campo – notas epistemológicas. Interações, v. 12, n.1, p. 41-52. 2011. Disponível em:
MORMONT, M. Vers une redéfinition du rural. Recherches Sociologiques, v. XX, n. 3, p. 331-350. 1989.
MOREIRA, R. J. Cultura, política e o mundo rural na contemporaneidade. Estudos Sociedade e Agri- cultura, v. 20, p. 113-143. 2003. Disponível em:
RAMOS, M. N.; MOREIRA, T. M.; SANTOS, C. A. Dos. Referências para uma política nacional de educação do campo: caderno de subsídios. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2004.
REMY, J. Pour une sociologie du rural ou le statut de l’espace dns la formation des acteurs sociaux. Re- cherches Sociologiques, v. XX, n. 3, p. 265-277. 1989.
SILVA, L. H. As representações sociais da relação educativa Escola-família no universo das experiências brasileiras de formação em alternância. Tese de Doutorado em Psicologia da Educação. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica, 2000.
SOUZA, A. C. A. A; POZZEBON, M.; SILVA FILHO, J. C. L. Adel: Jovens no semiárido cearense criando tecnologias sociais. Gvcasos, Rev. Bras. De Casos de Ensino em Administração, v. 5, n. 2, p. 1-14. 2015. Disponível em:
TEIXEIRA, A. M. F.; FREIXO, A. A. Educação do campo e memória de velhos: navegando entre o passado e o presente. Revista Contrapontos, v.11, n.1, p. 14-23. 2011. ISSN 1984-7114. Disponível em:
TEIXEIRA, E. S.; BERNARTT, M. L.; TRINDADE, G. A. Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa. v. 34, n. 2, p. 227-242. 2008. Disponível em:
THOMAS, H. E. Tecnologia para inclusão social e políticas públicas na América Latina: In: OTTER- LOO, A. (Org.). Tecnologias Sociais: Caminhos para a sustentabilidade. Brasília: Rede de Tecnologia Social, 2009, pp. 25-82.
WEIL, S. O enraizamento. Bauru: EDUSC, 2001.
WEISHEIMER, N. Juventudes rurais: mapa de estudos recentes. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2007.