Juventudes rurais o que diz a literatura e algumas questões para uma agenda de pesquisas e de políticas

Conteúdo do artigo principal

Ariane Favareto
https://orcid.org/0000-0001-7080-0415
Mireya Valencia
https://orcid.org/0000-0003-0236-9154
Arilson Favareto
https://orcid.org/0000-0003-1825-7165

Resumo

As transformações pelas quais passou o mundo rural nas últimas décadas incidiram de maneira decisiva sobre a juventude. Este artigo tem por objetivo analisar como a literatura das ciências sociais tem interpretado essa situação e, a partir disso, identificar um conjunto de temas e questões postos ao debate público e à pesquisa científica. O ponto de partida é a classificação das principais abordagens sobre o tema, passando pelas políticas públicas implementadas no Brasil nos anos 2000-2010 para, enfim, esboçar o rol de questões relevantes para uma agenda. Um argumento importante é a constatação de que esse grupo social se encontra diante dos desafios de uma dupla transição. Uma primeira, comum a diferentes segmentos de jovens: a passagem da infância e adolescência para um momento de busca de autonomia familiar e a tensão entre a necessidade de apoiar-se em um legado trazido das gerações anteriores e, ao mesmo tempo, superá-las para reposicionarem-se em um contexto que é significativamente distinto do passado. A segunda transição é aquela específica ao mundo rural, marcada pela mudança nos processos constitutivos da condição rural como campo de possibilidades de realização desse futuro. Nesse contexto, revela-se uma situação paradoxal: a necessidade de (re)valorizar os elementos distintivos da ruralidade como constitutivo de sua identidade e coesão social; mas, ao mesmo tempo, deixar para trás a reprodução de certas práticas e tradições que, embora associadas à ideia de ruralidade, não se aplicam mais a um mundo significativamente distinto.

Detalhes do artigo

Como Citar
Favareto, A., Valencia, M., & Favareto, A. (2024). Juventudes rurais: o que diz a literatura e algumas questões para uma agenda de pesquisas e de políticas. Raízes: Revista De Ciências Sociais E Econômicas, 44(2), 242–263. https://doi.org/10.37370/raizes.2024.v44.891
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ariane Favareto, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/CPDA). Pesquisadora colaboradora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – Núcleo de Pesquisa e Análises sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade (CEBRAP/Sustentabilidade).

Mireya Valencia, Universidade de Brasília

Professora da Universidade de Brasília na faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília e Mestre em Desenvolvimento Rural pela Pontifícia Universidade Javeriana da Colômbia. Pesquisadora da Cátedra Itinerante sobre Inclusão Produtiva Rural do Núcleo Cebrap Sustentabilidade. Presidente da Rede de Estudos Rurais no período 01.2024 -12.2025; Diretora Presidente da Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial (2015 -2020). Integra o grupo de pesquisa Centro de Gestão e Inovação da Agricultura Familiar (CEGAFI/UnB) e a Rede Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural em América Latina. Experiência anterior em pesquisa e consultoria junto a órgãos de governo e agências de cooperação internacional. Os principais trabalhos estão nos campos de desenvolvimento rural e políticas públicas, desenvolvendo estudos e pesquisas em temas como: dinâmicas territoriais, políticas públicas para a agricultura familiar, sistemas alimentares, segurança alimentar e nutricional e desenvolvimento rural

Arilson Favareto, Universidade Federal do ABC

Sociólogo. Professor Titular da Cátedra Josué de Castro da Universidade de São Paulo e na Universidade Federal do ABC. Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento e do CNPQ.

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