Juventudes rurais o que diz a literatura e algumas questões para uma agenda de pesquisas e de políticas
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Resumo
As transformações pelas quais passou o mundo rural nas últimas décadas incidiram de maneira decisiva sobre a juventude. Este artigo tem por objetivo analisar como a literatura das ciências sociais tem interpretado essa situação e, a partir disso, identificar um conjunto de temas e questões postos ao debate público e à pesquisa científica. O ponto de partida é a classificação das principais abordagens sobre o tema, passando pelas políticas públicas implementadas no Brasil nos anos 2000-2010 para, enfim, esboçar o rol de questões relevantes para uma agenda. Um argumento importante é a constatação de que esse grupo social se encontra diante dos desafios de uma dupla transição. Uma primeira, comum a diferentes segmentos de jovens: a passagem da infância e adolescência para um momento de busca de autonomia familiar e a tensão entre a necessidade de apoiar-se em um legado trazido das gerações anteriores e, ao mesmo tempo, superá-las para reposicionarem-se em um contexto que é significativamente distinto do passado. A segunda transição é aquela específica ao mundo rural, marcada pela mudança nos processos constitutivos da condição rural como campo de possibilidades de realização desse futuro. Nesse contexto, revela-se uma situação paradoxal: a necessidade de (re)valorizar os elementos distintivos da ruralidade como constitutivo de sua identidade e coesão social; mas, ao mesmo tempo, deixar para trás a reprodução de certas práticas e tradições que, embora associadas à ideia de ruralidade, não se aplicam mais a um mundo significativamente distinto.
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