A instituição do PET-Antropologia na UFCG e o fortalecimento da presença feminina na antropologia no Nordeste brasileiro

Conteúdo do artigo principal

Elizabeth Christina de Andrade Lima
https://orcid.org/0000-0003-3072-3624
Márcio Caniello
https://orcid.org/0000-0003-2765-9393
Vanderlan Silva
https://orcid.org/0000-0003-4299-0711

Resumo

O artigo apresenta a implantação do Programa de Educação Tutorial (PET) Antropologia na Universidade Federal da Paraíba, campus II, transformada em 2002 na Universidade Federal de Campina Grande. Analisa, ainda, os impactos do Programa nas trajetórias acadêmicas das estudantes bolsistas, com destaque para o empoderamento feminino no cotidiano do PET Antropologia e na Graduação em Ciências Sociais, desde sua implantação, no ano de 1988, até os dias atuais. Na primeira parte do artigo, discutimos o processo de implantação, as bases filosóficas e as metodologias de trabalho do Programa. Na sequência, são analisadas as transformações implantadas pelo Ministério da Educação, que mudaram não apenas o significado da sigla PET, até então Programa Especial de Treinamento, passando a ser designado Programa de Educação Tutorial, bem como as bases filosóficas originais do programa e suas metodologias de trabalho. O texto foi elaborado a partir de pesquisas documentais em arquivos da UFCG, do PET Antropologia e dos arquivos pessoais dos autores. Realizamos ainda dez entrevistas com mulheres que participaram do programa em vários momentos de sua história, de modo online, através do programa de troca de mensagens da rede social WhatsApp, cujas respostas foram disponibilizadas de forma escrita e oral. Nos resultados e conclusões, demonstramos que o PET Antropologia tem gerado impactos positivos na vida acadêmica e profissional dos alunos bolsistas e empoderado o gênero feminino, cujas consequências podem ser sentidas na antropologia do Nordeste e do Brasil, mediante a atuação de muitos profissionais cujas origens acadêmicas remontam ao PET Antropologia.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lima, E. C. de A., Caniello, M., & Silva, V. (2020). A instituição do PET-Antropologia na UFCG e o fortalecimento da presença feminina na antropologia no Nordeste brasileiro. Raízes: Revista De Ciências Sociais E Econômicas, 40(2), 409–433. https://doi.org/10.37370/raizes.2020.v40.653
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Elizabeth Christina de Andrade Lima, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Titular de Antropologia da UFCG e professora credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFCG.

Márcio Caniello, Universidade Federal de Campina Grande

Professor Titular de Antropologia e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFCG.

Referências

ALMEIDA, Heloisa Buarque de. Gênero. In: Blogs de Ciência da Universidade Estadual de Campinas: Mulheres na Filosofia. V.6, N°3, 2020.
BADINTER, Elisabeth. Um Amor Conquistado. O Mito do Amor Materno. 3ª edição, Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1985.
BIROLI, Flávia. Gênero e Política no noticiário das revistas semanais brasileiras: ausências e estereótipos. Cadernos Pagu, n° 34, janeiro-junho de 2010.
CASTRO, Mary Garcia. Mulheres sindicalizadas:classe, gênero, raça e geração na produção de novos sujeitos políticos, um estudo de caso. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de. (org.) Pensamento Feminista Brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro, Bazar do Tempo, 2019.
DAMATTA, Roberto. A Casa e a Rua. Espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. São Paulo, Brasiliense, 1985.
FECHINE, Joseana Macedo; LIMA, Elizabeth C. de Andrade & ARAÚJO, Denise Lino de. A educação tutorial e as novas formas de ação e de atuação na prática pedagógica. In: PET Programa de Educação Tutorial: estratégia para o desenvolvimento da graduação. Brasília, Ministério da Educação, 2007.
KATO, Regina Aiko F. & FAGGIAN, Lívia F. O enfoque problematizador no ensino tutorial: a descoberta pela atividade. In: PET Programa de Educação Tutorial: estratégia para o desenvolvimento da graduação. Brasília, Ministério da Educação, 2007.
MARTINS, Iguatemy Lucena. Educação tutorial no ensino presencial: uma análise sobre o PET. In: PET Programa de Educação Tutorial: estratégia para o desenvolvimento da graduação. Brasília, Ministério da Educação, 2007.
MEAD, Margaret. Sexo e Temperamento. São Paulo, Perspectiva, 1999.
SARDENBERG, Cecília M. B. Conceituando “Empoderamento” na Perspectiva Feminista. In: I Seminário Internacional: Trilhas de Empoderamento de Mulheres – Projeto TEMPO. NEIM/UFBA, Salvador, 2006.
SCOTT, Joan. “Gênero: uma categoria útil para análise histórica”. In: HOLLANDA, Heloisa B. (org.). Pensamento Feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro, Bazar do Tempo, 2019.
STROMQUIST, Nelly P. “Education as a means for empowering women”. In: PAPART, S. Rai & K. Staudt (eds). Rethinking empowerment: gender and development in a global/local word. London, Routledge, pp.22-38.
TIBURI, Marcia. Feminismo em comum. Para todas, Todes e Todos. 7ª edição, Rio de Janeiro, Rosa Dos Tempos, 2018.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)