Aportes institucionais na implementação do programa nacional de alimentação escolar nas escolas estaduais do município de Santa Maria-RS

Conteúdo do artigo principal

Rita Inês Paetzhold Pauli
https://orcid.org/0000-0001-9910-5301
Jéferson Réus da Silva Schulz
https://orcid.org/0000-0001-7524-2010
Bruna Tadielo Zajonz

Resumo

O artigo mostra a dinâmica operacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas escolas estaduais do município de Santa Maria-RS. Os procedimentos metodológicos compreendem, além da revisão da literatura especializada acerca das abordagens teóricas da Nova Economia Institucional (NEI), um estudo empírico de análise realizado a partir do emprego da técnica de documentação direta em 35,90% das escolas estaduais do município, enfatizando as relações que envolvem os processos de compra e venda pelos representantes dos grupos sociais formais e informais. Os resultados inferem que a administração dos recursos do PNAE vem ocorrendo de forma eficiente, porém verificaram-se algumas falhas de governança e na percepção da qualidade da merenda escolar. Tais resultados poderão servir de base para o aprimoramento de políticas complementares e incursões específicas em elementos infraestruturais, permitindo uma melhor qualidade na merenda escolar e implicando em melhorias para todos os grupos sociais envolvidos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Pauli, R. I. P. ., Schulz, J. R. da S. ., & Zajonz, B. T. . (2016). Aportes institucionais na implementação do programa nacional de alimentação escolar nas escolas estaduais do município de Santa Maria-RS. Raízes: Revista De Ciências Sociais E Econômicas, 36(2), 96–110. https://doi.org/10.37370/raizes.2016.v36.462
Seção
Dossiê: Reavaliando a Aquisição Institucional de Alimentos

Referências

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